sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Via Satélite: em busca de notícias pelo mundo

*Flaviane Vieira

Ser um correspondente no exterior é um sonho para muitos jornalistas. Hermano Henning é jornalista e apresentador, e foi correspondente da Rede Globo. Nasceu em 1945 e começou como jornalista em 1962, no rádio. Hoje é o apresentador do Jornal do SBT Manhã. Publicou o livro: Via satélite- histórias de um correspondente internacional, no qual relata suas experiências como correspondente internacional e sua atuação desde o início no jornalismo.

Com uma linguagem simples e clara, Henning desenvolve seu roteiro, relatando emoções e frustrações vividas neste período. Transmite ao leitor cada sentimento.

Relata grandes testemunhos como: guerras, revoluções, Copas do Mundo, sucessão papal, grandes acontecimento históricos. Cita, por exemplo, o fracasso de sua primeira reportagem ao vivo e as dificuldades enfrentadas por seus filhos e esposa, com relação às mudanças de hábitos e idiomas em cada lugar que morava.

O primeiro desafio, segundo ele, para o correspondente estrangeiro é o risco durante reportagens em áreas inseguras e cobertura de conflitos, guerras, entre outros.

Morar em outro país, conhecer diferentes histórias de pessoas de todas as raças, crenças e costumes, aprender a olhar o mundo sob outros ângulos e identificar a relevância da notícia em diferentes culturas, estes são os destaques da profissão. Estar informado sobre os acontecimentos do país de origem e relacioná-los aos de onde se vive, tudo isso é papel do correspondente, diferente do que as pessoas pensam, ele deve estar interado com tudo que acontece no mundo, e não só onde ele está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário