sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Jornalismo investigativo a qualquer custo?

*Camila Farinati e Camila Macedo
 
O jornalismo investigativo é caracterizado pela apuração e divulgação de fatos que a maioria dos acusados prefere ocultar. Durante seu trabalho, o profissional passa por diversas provações que vão determinar a qualidade de seu trabalho e caráter.

Para uma investigação detalhada, o repórter entra em “campo minado”, colocando sua vida em risco. Os perigos  são diversos: desde propinas à ameaças ao jornalista e sua família. Além disso, durante uma apuração o repórter se expõe à mira dos suspeitos. Corre risco de vida durante e após a investigação. Em alguns casos, perde a privacidade e é perseguido.

Para não falhar, o jornalista deve ter em mente a responsabilidade que está em suas mãos. Seu papel é manter a população informada. Informar com segurança para adquirir credibilidade. Não é plausível “dar um furo” sem confirmar os fatos.

Enfim, jornalista é sinônimo de responsabilidade e compromisso com a verdade. Mas como esse profissional não é fã de rotina, o equilíbrio para se manter vivo é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário