sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Jornalismo investigativo a qualquer custo?


*Vanusa Lopes e Amanda Lelis

Ir até o fim, buscar o máximo de informações, levar ao público a informação nos mínimos detalhes: assim é o Jornalismo Investigativo. É não encontrar barreiras onde elas existem. É arriscar-se para passar a informação como ela realmente é. Muitas notícias das quais desconhecemos sua existência, só chega até nós, por mérito destes profissionais, jornalistas investigativo.

Mas para tudo há um limite. Um profissional não precisa arriscar a sua vida, ou se submeter a determinadas situações, por mérito ou reconhecimento profissional. Devemos sim, levar o trabalho a sério, mas sem nos esquecer da ética e da própria segurança. Pior do que receber uma notícia inusitada, que nos pegue de surpresa, é saber que nada acabou bem com o jornalista desta matéria.
           
Um jornalista não precisa se passar por usuário de drogas para ir até uma favela, ou lugar de perigo, se infiltrar entre os traficantes, para contar com detalhes como funciona o tráfico, sua experiência e emoções naquele momento. Não vale à pena, por um furo de reportagem, arriscar a vida. Antes uma pessoa para viver até o resto de sua vida, do que uma matéria, que não irá durar mais que alguns meses, vivas, em nossas memórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário