*Diogo Andrade e Norton Oliveira
Todos são iguais perante a lei, porém, a realidade é um pouco diferente. Um governo democrático busca contemplar a todos por meio de seus representantes: os políticos. Estes são eleitos através do voto direto. É dever de todos fiscalizar se seus direitos estão sendo respeitados ou não.
Entre os profissionais que fazem esse controle estão os jornalistas investigativos. Cabe a eles, muitas vezes, denunciar as irregularidades do sistema democrático.
Há casos recentes como o projeto Minha Casa Minha Vida, no qual os beneficiados tinham renda superior à mínima exigida. Também houve o escândalo da queda dos ministros. E vários outros como o desvio de verba da merenda escolar, falta de material hospitalar, pessoas que vão presas, mas que são inocentes, e todo tipo de forma de driblar a lei.
O sistema é falho. Cabe aos jornalistas checar, apurar e divulgar os desvios de conduta. Através de uma investigação bem feita é possível desvendar crimes e mistérios, e assim contribuir para uma sociedade mais justa, democrática e que atenda, de forma correta, os cidadãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário