sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Um trabalho de risco

*Araceli Matos e Maycon Douglas
O jornalismo investigativo é uma das áreas mais complexas. Primeiro pelo poder de manchar a imagem do investigado, e segundo porque pode também acabar com a vida do investigador (jornalista).

No Brasil temos o caso do jornalista Tim Lopes que se dispôs a investigar sobre o tráfico de drogas e foi assassinado por Elias Maluco e sua trupe.

O jornalista que escolhe o caminho da investigação corre o risco de sofrer ameaça. Será que vale à pena arriscar a vida por uma denúncia?

Para seguir este ramo o profissional deve estar preparado psicologicamente e com uma boa formação, para saber como agir em determinadas situações e não se deixar levar pela ansiedade de publicar a notícia.

Este seguimento do jornalismo não se restringe a assuntos policiais, como muitos pensam. Há um leque de opções para se investigar, como administrações públicas e privadas, órgãos públicos, instituições e ONGS.
     
Quem escolhe essa área, dificilmente quer sair. A mesma é envolvente e possibilita ao jornalista uma prestação de serviços perante à sociedade, além do reconhecimento do trabalho apresentado. Contudo, vale à pena parar para pensar, e averiguar os prós e contras dessa 'aventura' jornalística.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário