terça-feira, 4 de outubro de 2011

Viva mais, reclame menos

*Araceli Matos

Chegou a primavera, uma massa de ar quente e alguns problemas para a saúde. As crianças começam a espirrar mais, uma coceirinha no nariz que não para, a recepção dos hospitais ficam lotadas. A estação mais bela do ano veio e trouxe com ela um vilão, o clima seco. A baixa umidade do ar acarreta dores de cabeça, irritação no nariz, olhos, ouvido ou garganta.

Para tentar se proteger é preciso se hidratar bem, usar umidificador, deixar a casa higienizada, ventilada e ensolarada, evitar animais dentro de casa, não permitir que fumem em locais fechados, colocar as plantas fora de casa, usar produtos de limpeza com cheiro suave, evitar locais com poeiras e aglomerações, praticar atividade física antes das 10h ou após as 17h, além de ter uma boa alimentação.

Esses cuidados são fundamentais para vencer essa batalha. É mais uma batalha porque passamos o ano todo em guerra contra o clima, se é inverno adoecemos por não suportarmos a queda de temperatura, e gastamos uma fortuna com remédios para gripe e infecção de garganta, quando estamos na primavera vem junto com ela o ar seco. No verão reclamamos do calor por que dormimos mal, não temos apetite e o corpo está sempre indisposto, no outono já começamos a reclamar novamente, pois o inverno se aproxima.

É difícil agradar as pessoas não é mesmo? Pois então pare agora mesmo de se queixar e comece a cuidar um pouco mais da sua saúde. Tente começar trabalhando a sua mente, que fica sempre insatisfeita com as vontades da natureza. Hidrate-se, pratique exercícios, beba muita água e sorria mais, pois tudo isso previne o envelhecimento precoce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário