sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Redes Sociais: destruindo seus relacionamentos desde 1997

Orkut, Facebook, Twitter e outros seriam redes sociais para solteiros? Ou o covil da desconfiança e traição?

*Camila Farinati

Rede social é o lugar perfeito para rever antigas amizades, manter contatos profissionais, matar tempo do trabalho (que não é o meu caso...) e também tornar um pesadelo a vida de muitos casais, sendo motivo de brigas e até términos de muitas relações. No Reino Unido, uma firma de advocacia calcula que o Facebook é citado em um em cada cinco divórcios. Nos Estados Unidos, o site lidera a lista de redes sociais que mais influenciam no fim de relacionamentos.

Manter relacionamentos sérios não é fácil e o problema é que com toda tecnologia, as coisas só pioram; o que era para ser exatamente o contrário, já que, hoje em dia tornou-se muito mais fácil relacionar-se, conhecer outras pessoas, e até fazer aquele auto “merchant” sobre suas qualidades. Você nem precisa sair de casa e ainda pode ficar protegido pelo anonimato.

Quem nunca pegou um email estranho, um depoimento carinhoso demais ou um suspeito scrap nas redes do(a) namorado(a) que atire a primeira pedra? Pare e respire antes de me apedrejar. A não ser que seus perfis nas redes sociais sejam todos privados, lembre-se da regra de ouro: tudo o que é escrito poderá um dia ser usado contra você. Portanto, não diga a meio mundo o que você diria para meia dúzia de pessoas. Vale o exercício: você gritaria em plena rua aquilo que acabou de twittar?

Tenho amigas que já perderam um par de futuros pretendentes, por bancarem as engraçadinhas nas redes sociais ou postarem fotos ao lado de bonitões que muitas vezes eram só amigos. Muitas vezes a maldade está nos olhos de quem vê (e nos dedos de quem digita). O caso é que, a internet facilita (e muito) a traição de confiança: iniciar uma conversa com segundas intenções é questão de segundos. Vai depender da vontade da pessoa comprometida de querer arriscar o seu relacionamento. Quando um não quer, dois não clicam.

Uma das mesmas amigas que citei um pouco mais acima visitou também a página de um antigo “rolo”, por pura curiosidade. O namorado viu e virou bicho. Pela briga que tiveram, parecia que ela havia visitado o ex pessoalmente. As redes sociais são o motivo de inquietude de qualquer pessoa minimamente ciumenta. Mulheres são assediadas. Homens são assediados. Internet é terra sem lei. Será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário