segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Vestibular a todo vapor


*Flaviane Vieira


Hoje muitos têm a oportunidade de estudar e graduar-se em um curso de nível superior. Bolsas de estudo são distribuídas em universidades federais em todo o país. Para alcançar a vaga, o aluno deve se preparar para a seleção da Universidade ou para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), disputando com diversos alunos.

 
O Enem acontece nos dias 22 e 23 de outubro. De acordo com o MEC o Exame é utilizado em 83 universidades públicas e institutos federais, ganhando cada vez mais destaque entre os interessados nas vagas de ensino superior da rede pública.  Assim que obtiverem o resultado da prova, os alunos devem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país, podem inclusive, utilizar o resultado do Enem para solicitar a certificação de conclusão do ensino médio.

 
Durante todo o ano vários estudantes se preparam para o vestibular. Há aqueles que frequentam cursinhos ou os que formam grupos de estudo e os que preferem estudar sozinhos. Preparar-se para passar no vestibular é almejar um avanço nos seus conhecimentos e expectativas no mercado de trabalho.

Para os indecisos quanto a que curso escolher o melhor é pesquisar sobre cada um deles tentando, assim, identificar o que mais lhe interessa em cada um. Avalie também possibilidades de trabalho na área, suas habilidades e visões sobre o que almeja para o futuro, ou faça um teste vocacional. O melhor é você optar pelo tipo de carreira na qual se sentiria mais realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário