sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Quanto custa viver?

*Vanusa Lopes Ribeiro
Eis a pergunta, quanto custa viver? Foi o que me passou pela cabeça hoje pela manhã quando acordei. Talvez a resposta para essa questão nos leve a entender que viver é o começo de tudo. É o começo da perspectiva de vida, de sonhos a serem realizados, com família, filhos, amigos, novos ideais e planos para uma sociedade melhor. Aliás, o começo de uma vida é aquela fase em que tudo o que pensamos ainda pode se tornar a realidade.
Mas, quanto custa viver? Uma pergunta um tanto quanto complexa, porque nesta “aventura” (que é viver) surgem verdadeiros milagres. Milagres os quais não são meramente vindos da religião. Refiro-me àqueles que se fazem presentes no cotidiano das pessoas, como o cidadão assalariado que tem que pagar as contas do mês, que se preocupa com material escolar das crianças, medicamentos, além de supermercado, impostos, gasolina, faculdade, e outros.

Para certas pessoas viver custa milhões de reais. Milhões para isso ou aquilo. Roupas de grifes, por exemplo, carros de luxo, celulares de última geração, viagens em cruzeiros e outros mais. Coisas que às vezes são supérfluas, enquanto outros vivem em condições desumanas. Para estes cidadãos, que se sacrificam ao máximo para garantir simplesmente o sustento da familia, viver custa caro.
Este é o mundo em que vivemos, onde algumas pessoas têm em excesso e outras absolutamente nada. Com isso a desigualdade social cresce, aumenta o preconceito e a miséria.  E, infelizmente, nos deparamos com pessoas que usam as outras como degraus. Mas não podemos desanimar, devemos ter fé e acreditar que tudo dará certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário