quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Laowai

*Diogo Andrade

O livro, estilo jornalismo literário, possui uma leitura leve, fácil e encantadora. Ao longo de 40 capítulos, Sônia conta de forma divertida toda sua rotina e suas dificuldades na adaptação em um novo país. Ela passa por várias situações desde confusões com os chineses, que brigam com os estrangeiros por motivos bobos, até na decoração de sua casa. Segundo Bridi, na China tudo é muito colorido e dourado, a decoração extravagante não lhe agradava muito. Ela também fala dos banheiros, que não existiam privadas, fala da prova de habilitação, na qual uma das perguntas era sobre o que fazer quando se tem vontade de cuspir, entre outras situações engraçadas e curiosas.

Para quem acaba de ler o livro, a impressão é que Sonia Bridi, Paulo Zero e suas família são amigos íntimos do leitor, pois ela abre sua intimidade, o que foi um dos motivos para ela pensar bem antes de publicá-lo, já que a exposição seria grande.
               
Recomendo a leitura para todos que fazem Jornalismo, e também para quem quer saber mais sobre a China, é incrível e envolvente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário