segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Louco?

*Norton J. Oliveira (inspirado no artigo escrito por Rosemeire Zago)
 
Muitas pessoas em pleno século XXI têm preconceito misturado com ignorância sobre quem faz psicoterapia. Ao pensar assim, a pessoa deixa de se ajudar e de se conhecer melhor.
           
O psicólogo pode lhe ajudar a olhar melhor para dentro de si mesmo, e ver quem você é de verdade. Quando as pessoas estão passando por algum momento difícil, tendem a desabafar com um amigo próximo, ou procuram alguma cartomante, ou simplesmente ouvem música e se divertem com outras coisas para esquecer os problemas, mas não é tão fácil se livrar deles. Nos primeiros momentos pode ser aliviador, mas no fundo todos os seus conflitos internos estão lá, esperando que você dê uma chance e volte novamente a ficar inseguro e triste.
        
A Psicologia, com suas técnicas científicas, pode realmente ajudar as pessoas a viverem melhor, pois o objetivo maior é o autoconhecimento. Quando você procura um profissional ele não está lá para lhe dar conselhos ou julgar se você está certo ou se está errado, o objetivo é lhe ajudar a chegar, na verdade, em quem você realmente é.
        
Participar deste processo ainda é considerado "coisa de louco" quando, na realidade, a alienação de si mesmo é que se torna um dos grandes geradores de conflitos. Lembre-se que procurar ajuda terapêutica é um sinal de coragem e maturidade. Não de fraqueza, como muitos acreditam.Seus sentimentos serão respeitados e você se encontrara seguro para compartilhá-los sem qualquer culpa.   
       
Dessa forma você poderá se dá conta de que está se ajudando e não sendo "louco". Se há uma barreira na vida e você não tem estrutura para lidar com ela, levante a cabeça e se permita procurar ajuda profissional, resgate sua autoconfiança e seu amor próprio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário